sexta-feira, 9 de março de 2012

Caramelo Arquitetos e Associados

"Novos tempos, novas necessidades", assim o arquiteto baiano Antonio Caramelo compreende a arquitetura e o mundo moderno. E, como reflexo de sua ideologia, a Caramelo Arquitetos e Associados lança sua nova sede em Salvador. O projeto foi instalado ao lado da antiga sede, no bairro Ondina, e tem como princípio norteador a sustentabilidade.
O prédio tem três pavimentos, 1.400 m² de área útil e, principalmente, utilização de materiais certificados e reciclados, que possibilitam controle e redução de consumo de energia e água. 


O desafiador empreendimento faz uso preferencial de fontes de energia limpa; utilizando painéis solares e  fotovoltaicos para diminuir o consumo de energia elétrica convencional. Toda energia captada é armazenada em baterias, que alimenta o banco de informática e auxilia a iluminação geral do prédio. Além disso, todos os ambientes contam com iluminação em LED, uma geração de lâmpadas econômicas. Áreas mais distantes são clareadas pela incidência solar derivada de espaços abertos nas laterais decada andar.


Devido às dimensões do lote, um estreito terreno com 507 m², apenas a fachada frontal tem abertura em pele de vidros autolimpantes que, além de permitir a entrada de luz, repele a formação de gotículas de água; barrando o calor. A dez metros de altura, uma marquise, com estrutura metálica e cabos tensionados, colabora com o sombreamento do primeiro pavimento. Para completar o uso de materiais sustentáveis, os pisos são de porcelanatos reciclados e, as áreas molhadas, recebem revestimentos de pastilhas de vidro.


Na nova sede da Caramelo Arquitetos, a água tem destino certo: a pluvial é captada e tratada para uso geral. As “águas cinzas” (proveniente de lavatórios) também são tratadas para reuso. O não uso das “águas negras” (dos sanitários), é justificado pelo alto custo e complexidade do processo. Então, a empresa apenas reduziu o volume gasto nas descargas para 6 litros.



Postado por Jéssica Teixeira Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário