sexta-feira, 9 de março de 2012

Agência de publicidade Y&R - Projeto complementar

Das instalações do edifício há muito abandonado, na zona oeste de São Paulo, os arquitetos Cláudia Nucci, Sérgio Camargo e Valério Pietraróia mantiveram apenas a malha estrutural de uma caixa de vidro para criar a agência de publicidade Y&R.

À rígida modulação de pilares e vigas de concreto, os arquitetos acrescentaram elementos arquitetônicos de extrema riqueza visual. Vazios, passarelas, vidros em diversos padrões, iluminação zenital e a setorização perimetral determinada pelo núcleo central de circulação, entre outros elementos, reverteram a racionalidade monótona do edifício.





Foram integrados os diversos setores do programa e correspondem à idéia, corrente em agências de publicidade contemporâneas, de que a arquitetura deve explicitar as implicações espaciais do trabalho em equipe.

Implantada no mezanino, a área da criação, uma sala de 23 x 8 metros é que determina as características desses vazios centrais. Ou seja, sua localização e contornos, desde os recortes retangulares e longitudinais sobre o térreo até a abertura zenital e transversal feita na laje de cobertura.









Sobre a cobertura da edificação foi construído um novo volume, em que as linhas retas e a cor preta contrastam com as fachadas de vidro refletivo da agência. Ele abriga áreas de convivência e dois auditórios que, através de grandes portas de correr, podem se transformar em um ambiente único.




Postado por Jéssica Teixeira Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário