quarta-feira, 14 de março de 2012

Andrade | Scroback Arquitetos

O escritório de arquitetura Andrade | Scroback Arquitetos é composto pelos arquitetos Felipe Scroback, Luiz Paulo Andrade e Lucilla Mesquita, e tem como foco de atuação a arquitetura residencial, arquitetura coorporativa e design de interiores.

Figura 1 - Vista Geral

A proposta do projeto de reforma da sede do escritório Andrade | Scroback Arquitetos foi realizada em um terreno estreito e comprido de 300m² situado na Vila Madalena, São Paulo. O desafio foi tornar o espaço o mais produtivo, funcional e ao mesmo tempo aconchegante para receber e trabalhar dentro de sua limitação de largura.

Figura 2 -  Planta Primeiro Pavimento

Figura 3 - Planta Segundo Pavimento

 No primeiro pavimento estão situadas as estações de trabalho, que são o espaço para criação, copa, salas, depósito e banheiros. No segundo pavimento estão a recepção, salas, banheiro e sala de reunião.

Figura 4 - Corte Transversal

O acesso a edificação para clientes ou pessoas de fora pode ser feito diretamente ao segundo andar através de uma escada situada na frente, e para funcionários há o acesso direto ao primeiro pavimento, na área de criação.

Figura 5 - Escada de acesso interno e pé direito duplo da área de trabalho

A área central é repleta de iluminação natural que entra pelas janelas superiores e rega o forro do pé direito duplo, onde fica a estação de trabalho.

Figura 6 - Passarela Segundo Andar

Uma passarela lidera até as salas de reunião no fundo do terreno e o jardim ladeia as salas de trabalho e reunião dando à elas uma segunda opção de acesso.

Figura 7 - Sala de reunião

Figura 8 - Sala de reunião, vista geral

Figura 9 – Vista jardim de inverno, sala de trabalho segundo andar

Figura 10 – Sala segundo andar com vista para área de trabalho embaixo e recepção ao fundo

Figura 11 - Sala segundo andar, vista mobiliário

Figura 12 – Sala de trabalho segundo andar/Estações de trabalho primeiro andar

Figura 13 - Estações de trabalho

A escolha do escritório foi realizada principalmente pela identificação com a sua área de atuação e pela linguagem que apresenta em seus projetos. A escolha do projeto em si se deu pela abordagem simples e funcional dos espaços, com uma solução interessante, conseguindo aproveitar muito bem o terreno que apresentava a limitação de ser estreito, e fazendo uma divisão interessante entre a área de criação e a área para receber pessoas de fora, mas ainda sim proporcionando integração visual entre os espaços. O trabalho de interiores também se mostra bem interessante no sentido que os arquitetos escolhem trabalhar com a cor branca nos móveis usam as cores nos revestimentos das paredes e pisos.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Para atividade complementar do escritório, pensei que seria interessante unir com outro ramo que me interessa muito que é a parte de móveis, tanto novos quanto antigos. No entanto, pensei que instalar alguma atividade envolvendo marcenaria poderia atrapalhar o escritório devido ao barulho, portanto, achei bacana a idéia de unir-se com a atividade de um antiquário, que também poderia fazer trabalho de restauro.
Ao pesquisar sobre antiquários, achei um no Rio de Janeiro chamado Arnaldo Danemberg, que faz um trabalho bem bacana. O antiquário está localizado em Copabana, no Edificio Chopin. Tem um vasto acervo tanto de mobiliário quanto decorativo. O dono é Arnaldo Danemberg , antiquário e pesquisador do móvel luso-brasileiro e europeu, que dedica-se ao mercado de arte desde 1981.

Figura 14 - Fachada frontal do antiquário

Figura 15 - Marcia Müller Ambiente para Kim Poor – maio/2009

Figura 16 - Paola Ribeiro para Kim Poor - maio/2009

Figura 17 - Mauricio Nobrega, Casa Cor SP/2009

Além da parte de venda dos produtos, o antiquário conta com um projeto social, chamado Profissionalizando o Futuro, que destina-se a realizar cursos de auxiliar de restauração e de conservação de bens artísticos nacionais, através da capacitação de jovens de baixa renda, de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, em oficinas técnicas com professores e mestres artesãos especializados, gerando a recuperação de valores históricos e a formação de restauradores cidadãos para o mercado de trabalho.
São oferecidas oficinas de marcenaria, lustração, empalhação e estofaria, além de aulas complementares de inglês e francês técnicos, ética, informática, história da arte,  direito e contabilidade. E palestras ministradas por profissionais notáveis em suas áreas de atuação. Os alunos fazem visitas técnicas ilustrativas a entidades culturais importantes do Rio de Janeiro, e tem acompanhamento psicológico pontual, como suporte  de integração para o futuro ambiente e grupos de trabalho.

Figura 18 - Fotos do projeto

Por Andréia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário